CHÁCARA DOS EUCALIPTOS
O primeiro estádio do Inter foi num terreno alugado do Asilo Providência, na Azenha em Porto Alegre.Com arquibancadas de madeira encostadas nos eucaliptos, e já contando com vestiário, um gramado razoável e um belo pórtico de entrada, foi a casa colorada de 1912 à 1928.
ESTÁDIO DOS EUCALIPTOS
O Estádio dos Eucaliptos,com capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas, idealizado por Ildo Meneghetti (que foi homenageado com seu próprio nome batizando oficialmente o novo estádio), foi inaugurado com um gre-nal: Inter 3 x 0 Grêmio no dia 15 de março de 1931.
Localizado no bairro Menino Deus, chegou a ser sede de 2 partidas da Copa do Mundo de 1950, e teve sua última partida realizada no dia 26 de março de 1969: Inter 4 x 1 Rio Grande(o mais antigo time de futebol brasileiro em atividade).A partida também marcou a última vez que Tesourinha vestiu a camisa colorada já com 47 anos, numa bela homenagem à um dos maiores craques que aquele Estádio viu jogar.
BEIRA-RIO
No dia 06 de abril de 1969, Claudiomiro marcava o primeiro gol de uma nova era colorada, o primeiro gol no novo estádio Beira-Rio, abrindo o placar para a vitória por 2 x 1 em cima do Benfica de Eusébio ( que marcou o gol português) e decretando o início de uma era de feitos relevantes.
O Beira-Rio ( José Pinheiro Borda, nome oficial) com seu gramado de dimensões 108 m de comprimento x 72 m de largura, cuja a capacidade hoje é em torno de 56.000 pessoas, chegou a ter o recorde de 106.554 torcedores no empate entre seleção gaúcha 3 x 3 seleção brasileira, no dia 17 de junho de 1972.
Construído literalmente dentro do rio Guaíba, foi necessário um trabalho enorme para aterrar a área e transformar o sonho em realidade.
Contado com a colaboração de torcedores apaixonados, que doavam sacos de cimento, ferros, tijolos ( muitas vezes uma única unidade) e até dinheiro, o palco dos novos espetáculos estava devidamente preparado.